segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

GUIA DE UM BOM CONVIDADO

Começo de ano é sempre assim, agenda cheia... festas, formaturas, casamentos, aniversários...
São convites para diferentes eventos e junto com eles chegam algumas dúvidas.
O que vestir? O que presentear? Posso levar acompanhante?
Por isso segue ai algumas dicas de o que fazer para estar tudo nos conformes...




1-  O convite é apenas para mim, ou posso levar a família?
De acordo como está endereçado o convite, está sua resposta.


a) Sr. Carlos da Silva e Sra.  = Convite endereçado ao casal, sem os filhos.


b) Sr. Carlos da Silva e família = Convite endereçado ao casal e aos filhos que moram com eles. Os noivos devem enviar convites separados para os filhos que não moram mais com os pais.


c) Carlos da Silva e Paula Moraes = Formato usual para homem e mulher que não são casados.


d) Sr. Calos da Silva = Convite enviado apenas para o homem. Esse modo é bastante adotado quando o convidado é solteiro. 


2 - Se eu não for na festa, não preciso confirmar presença?
Saber o número certo de convidados que comparecerão na festa é peça fundamental para o sucesso do evento. Lembre-se: SEMPRE é bom confirmar presença, mesmo que o anfitrião tenha certeza que você vá. Caso você não possa comparecer, também é importante avisar para  o organizador ter um melhor planejamento do evento, em geral, para ter certeza de que tudo saia o mais perfeito possível.
Você poderá encontrar no convite também o RSVP:
 - RSVP ATIVO: acontece quando o organizador entra em contato com o convidado por telefone ou por e-mail para confirmar se ele estará presente no evento para qual foi convidado.
- RSVP RECEPTIVO: O convidado entra em contato para confirmar ou não sua presença.


3- PRECISO COMPRAR O PRESENTE NA LOJA INDICADA NO CONVITE?
A indicação da loja é apenas uma sugestão de onde comprar o presente. Lá você vai encontrar itens previamente selecionados pelo organizador do evento. Se o convite não trouxer uma sugestão, aproveite quando confirmar a presença e questione sobre dicas de presentes.


4- PRECISO ME SENTAR À MESA DEFINIDA PELO ORGANIZADOR?
Se você chegar à festa e tiver seu lugar pré-determinado, não mude!
Essa divisão é feita para manter juntos os amigos de trabalho, de escola, os familiares,... fique na mesa determinada pelo menos até o jantar. Mais tarde, quando a festa estiver correndo, você pode trocar para ficar perto de alguém que está em outra mesa.


5- POSSO LEVAR OS ARRANJOS DAS MESAS PARA CASA?
Não retire nenhum objetivo decorativo sem questionar o organizador antes. Frequentemente os vasos onde ficam os arranjos são locados,  isso pode implicar para o organizador uma taxa de multa por itens não devolvidos após festa.


6- O QUE É "SAVE THE DATE"?
 Uma espécie de pré-convite, é enviado a todos os convidados cerca de cinco, seis meses antes do evento informando a data para que os convidados possam se programar com antecedência. O convite formal com detalhes de local, horário, trajes, será enviado mais tarde.






ESPERO TER TIRADO ALGUMAS DÚVIDAS... 
abraços!





Nenhum comentário:

Postar um comentário